sexta-feira, 1 de outubro de 2010

O Paleolítico e o Neolítico, por João Tendeiro

Vídeo a ver no Youtube
 http://www.youtube.com/watch?v=pR2mz-41D5Y&feature=related

O Paleolítico

As Primeiras Conquistas - A Bipedia
Há cerca de 15 milhões de anos, na África Oriental e do Sul, ocorreram importantes alterações climáticas que modificaram a paisagem e as condições de vida. O clima tornou-se mais seco e os hominídeos foram obrigados a abandonar a floresta e a viver na savana. Como a savana tem menos árvores que a floresta, o Homem teve de passar a marchar sobre os pés (bipedia).
Com o passar do tempo a postura vertical tornou-se permanente, levando a outras importantes alterações do corpo, em particular da mão e do crânio.

Vantagens da bipedia para os primeiros hominídeos:
* Desenvolvimento da habilidade para o transporte de alimentos entre lugares;
* Libertação das mãos para diferentes actividades do dia-a-dia;
* Melhoria da visão e da protecção contra os predadores; 

. A Habitação
No Paleolítico, os Homens eram nómadas, ou seja, mudavam várias vezes de lugar, pois eram recolectores. A sobrevivência do Homem dependia da existência de caça, das plantas e do clima. Assim, o Homem tinha de mudar de território em busca de melhores condições na alimentação, na segurança e no conforto.

As Técnicas - Os instrumentos
Os primeiros instrumentos eram pequenos seixos de pedra quebrados de forma a ficarem com arestas cortantes e chamavam-se bifaces.
Outro passo importante no fabrico de instrumentos foi quando o Homem passou a aproveitar as lascas que eram libertadas da pedra que servia de núcleo central no momento em que era batida. Estas lascas eram aproveitadas para o fabrico de pequenos utensílios como raspadores, pontas de seta e lâminas.
Para além da pedra eram também trabalhados a madeira e o osso, o chifre e o marfim e formavam objectos para adorno pessoal.

O Neolítico

A agricultura
A agricultura surgiu da necessidade alimentar da comunidade. Os homens procuravam a caça e as mulheres dedicavam-se à agricultura.
Os primeiros produtos cultivados foram o trigo, a cevada, o milho, a soja e o arroz. Para trabalhar na agricultura o Homem fixou-se num local e adaptou-o às suas necessidades. A esta lenta transformação, que demorou centenas de anos e em que o Homem vive do que produz, chama-se revolução neolítica.

A domesticação
A criação de animais deu ao Homem facilidade em ter carne e leite necessárias à sua alimentação. E também de utilizar as peles dos animais que domesticavam para o Homem se proteger do frio, sem se deslocar. O primeiro animal domesticado foi o cão, seguindo-se animais para a alimentação, como a cabra, o carneiro, o boi e o cavalo.  

 As sociedades sedentárias - A sedentarização
Sedentarização é a fixação definitiva de uma comunidade numa região. Foi assim que surgiram os aldeamentos que estavam perto dos rios, porque nesses locais existia muito alimento.

Os instrumentos
Embora o Homem do Neolítico utilizasse o osso e a madeira para a construção de instrumentos e objectivos vários, a pedra deve ter continuado a ser, nesta época, o material mais trabalhado e usado, tal como acontecia no Paleolítico.
A pedra era, no entanto, melhor trabalhada, já que, depois de lhe ser dada forma, era polida, através da paciente fricção de uma pedra com outra.

Sem comentários:

Enviar um comentário