O termo “humano” no contexto da evolução humana, refere-se ao género Homo, mas os estudos da evolução humana, usualmente incluem outros hominídeos, como os Australopitecos.
Australopitecos:
Os Australopitecos foram os mais antigos hominídeos que se conhece, e foram encontrados na África do Sul. Tinham uma postura um pouco mais erecta que a dos macacos, e o seu cérebro era sensivelmente 35% menor que a do Homo Sapiens.
Homo Habilis:
O Homo Habilis viveu há cerca de 2,5 milhões de anos. O seu nome Homo Habilis quer dizer homem habilidoso, porque começou a construir ferramentas para o dia a dia a partir de uma simples pedra.
Homo Erectus:
O Homo Erectus, cujo nome quer dizer homem direito, porque foi o primeiro a endireitar-se, sabia dominar uma das mais importantes ferramentas que o homem tem, o fogo.
Depois de terem desaparecido, encontraram muitos dos seus ossos em África, na Oceânia, na Ásia, e na Europa.
Homo Sapiens:
O Homo Sapiens foi o primeiro a surgir com o formato de um homem actual. Depois de ter sido caçador, o homem deixou de ser nómada e passou a ser sedentário e começou a habitar à borda dos rios e lagos e a cultivar trigo, cevada e aveia. Durante a Idade dos Metais, o cobre passou a ser fundido pelo homem, e em seguida o estanho que permitiu a obtenção do bronze, resultante da liga dos dois primeiros.Depois chegou a vez do ferro.
E foi sempre evoluindo até hoje com várias culturas e modos de vida…
trabalho mto bem elaborado! para quem n percebe bem esta materia, depois de ler isto ficará mais q esclarecido:. bom trabalho:))
ResponderEliminarmariana campos nº22 7ºB